Muitas das causas, efeitos e consequências do coronavírus ainda são desconhecidas. No entanto, já se sabe que a fisioterapia no tratamento pós-Covid-19 é fundamental para acelerar a recuperação de quem passou pela doença.
De acordo com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), a medida tem sido colocada em prática, pois, cerca de 40% das pessoas infectadas continuam sentindo dificuldades para respirar, mesmo após deixarem a internação ou o isolamento domiciliar.
Se você sente a fadiga tomar conta do corpo ao desempenhar atividades do cotidiano, ou percebe que ações corriqueiras como calçar os sapatos causam desconforto respiratório, pode ser a hora de procurar um fisioterapeuta. Continue a leitura para saber mais sobre o assunto.
Indicações da fisioterapia no tratamento pós Covid-19
A fisioterapia para tratamento pós-Covid é indicada para os seguintes casos:
- indivíduos que testaram positivo, sintomáticos, sem internação;
- indivíduos que testaram positivo, sintomáticos, com tratamento realizado em unidade de terapia intensiva (UTI).
Mesmo com o tratamento realizado em casa, a pessoa continua sentindo os efeitos da doença. O paciente tem diminuição da complacência pulmonar – ou seja, o volume de ar que entra e sai dos pulmões durante a respiração – e hiper fadiga mesmo em atividades básicas diárias, como andar longas distâncias, subir escadas, levantar peso, agachar, estender roupas no varal, entre outras ações do cotidiano.
Em ambos os casos, a fisioterapia especializada pós-Covid é essencial para fortalecer a musculatura interna, externa e restabelecer funções básicas do organismo. Além disso, estimula a funcionalidade e facilita o retorno seguro e gradativo das atividades diárias ou ocupacionais.
Exercícios aplicados pelo profissional
No pós-Covid, o objetivo é atuar diretamente nas funções basais do organismo, principalmente aquelas que envolvem todo o sistema cardiorrespiratório, além das habilidades motoras do paciente, promovendo a sua recuperação gradativamente. Durante esse processo, o fisioterapeuta deve ficar atento à saturação do oxigênio do paciente, pressão arterial e frequência respiratória.
Nesse contexto, são indicados exercícios respiratórios que vão atuar no sistema pulmonar e cardíaco e restabelecendo a funcionalidade do sistema, assim como o aumento da complacência pulmonar. Chamados de exercícios funcionais – ou seja, para funções específicas – o tratamento aplicado pelo fisioterapeuta visa a recuperação do organismo, para que a volta às atividades de rotina seja bem-sucedida.
Em casos mais complexos, mesmo após a internação, o profissional pode indicar que o indivíduo permaneça em posição em prono, ou seja, de barriga para baixo. Dessa forma, o paciente consegue respirar melhor.
Diferenças entre o tratamento recebido no hospital e no pós a alta
Há pacientes que são submetidos a fisioterapia no tratamento pós-Covid enquanto ainda estão no hospital. Nesse caso, os exercícios aplicados costumam ser cardiorrespiratórios e mais passivos, para manter a atividade mínima e controlar o quadro clínico, sem comprometer a saúde do paciente em recuperação. Esse trabalho é feito por fisioterapeutas especialistas em atendimento na UTI.
Fora do hospital, a fisioterapia mantém o foco nos exercícios de forma mais ampla, gradual e ativa, para que a recuperação seja acelerada.
Muitos pacientes não recebem orientação sobre o papel da fisioterapia na recuperação pós-Covid quando saem da UTI, mas nada impede que procurem uma clínica que faça o atendimento domiciliar inicialmente por conta própria.
Com a melhora no seu quadro clínico, o paciente pode ser levado para fazer a sua reabilitação em ambiente clínico, até receber alta.
Vale lembrar que, além de fisioterapia no tratamento pós-Covid, os pacientes também podem precisar de fonoaudiologia, terapia ocupacional e, às vezes, precisar de uma equipe de enfermeiros em casa. O trabalho interdisciplinar sempre será o que rende melhores resultados.
Você teve Covid-19 e sente que a sua recuperação não foi completa? Entre em contato conosco e agende uma avaliação para nosso serviço de atendimento domiciliar.